“O Futuro é Coletivo” – Campanha de promoção do uso do transporte público
Com as crescentes alterações climáticas, o aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar, o aumento da sinistralidade rodoviária e a crise energética, tornou-se clara a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade. O transporte público é uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável, a par da racionalização do uso do transporte individual e do estímulo aos modos ativos.
A campanha “O Futuro é Coletivo”, desenvolvida pelo IMT, tem como objetivo a promoção do uso do transporte público coletivo, através de uma divulgação alargada dos benefícios para o utilizador:
+ barato / melhor para o ambiente / + tempo para o que gosta / cómodo e seguro
A campanha, que será divulgada numa rede alargada de meios, é uma iniciativa do IMT, I.P. à qual se associaram cerca de 50 parceiros, entre Entidades Intermunicipais, Municípios e Operadores de transporte, onde se inclui o Grupo Rodoviária do Tejo.
O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), iniciado em 2019, levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes, na poupança das famílias e na simplificação dos sistemas tarifários, atraindo assim novos passageiros para o transporte público.
Por outro lado, a recente crise sanitária condicionou a utilização do transporte público coletivo, tendo-se verificado uma diminuição da procura.
Neste contexto, é importante divulgar os benefícios do uso do transporte público coletivo para promover o regresso e atrair novos passageiros.